Centro de eventos de Zaha Hadid é inaugurado na Coreia do Sul
Data: 31/03/2014
Fonte: Au
Clique aqui para ler matéria direto da fonte
Com 65 mil m², complexo abriga centro de negócios, museu, parque e sala de arte, além de dois estúdios ao ar livre
Após sete anos de obras, o empreendimento Dongdaemun Design Plaza & Park, projetado pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid e localizado em Seul, na Coreia do Sul, abriu suas portas neste final de semana. O complexo tem 65 mil m².
O edifício é composto por cinco elementos principais: um centro de negócios, instalações, museu, parque e sala de arte, além de dois estúdios ao ar livre. Para a arquiteta, "o complexo serve como centro de comunicações de estudos para os membros de indústrias criativas, bem como para o público, oferecendo um espaço de trabalho aberto, no qual a principal intenção é provocar a imaginação".
Seguindo a marca registrada da arquiteta, o empreendimento possui fachada bem contemporânea e sinuosa. Hadid ainda afirma que o novo edifício "integra elementos históricos, culturais, urbanos, sociais e econômicos em um único volume de espaço que oferece flexibilidade do edifício, por meio da expressão de uma forma fluída inclinada, que mistura e restaura a relação entre os seres humanos e seu meio ambiente", pontua. A fachada do edifício conta com 45 mil painéis implantados em diversos tamanhos e graus de curvatura.
À noite, segundo a arquiteta, o edifício vai refletir todas as luzes de LED e sinais de néon dos edifícios circundantes. Com isso, "a aparência do edifício vai ser animada e assumirá as características dos outros complexos localizados na vizinhança" destaca.
O empreendimento é destinado para receber vários programas e eventos, incluindo palestras, debates e oficinas.