Programação técnica é destaque no primeiro dia do Minascon 2015

Data: 25/06/2015
Fonte: Ambiente Construção - Belo Horizonte (MG)


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

/ teve início nesta quarta-feira (24) trazendo o que há de mais novo e tecnológico na indústria da construção civil. O evento, que está em sua 12ª edição, é uma realização da Fiemg, através de sua Câmara da Indústria da Construção (CIC), em parceria com a Fagga l GL events Exhibitions. Conta com o apoio do Sebrae, do Sinduscon, CREA e Acomac.

 

A maior feira de construção civil de Minas Gerais chegou a Belo Horizonte trazendo também uma vasta programação técnica, voltada para os fabricantes, grandes empresários da indústria e de construtoras, comerciantes de materiais de construção, profissionais da engenharia e da arquitetura, entre outros. As atividades tiveram início às 14h com o concurso Mãos à Obra, em que estudantes de várias áreas da Engenharia apresentaram projetos que abordam temas como sustentabilidade e reutilização de produtos na construção civil. Entre as propostas desenvolvidas estavam o uso de fosfogesso nos blocos de vedação e o uso de borracha nos ligantes asfálticos para pavimentação de rodovias do Estado de Minas Gerais. Os participantes também assistiram a uma palestra sobre empreendedorismo e inovação na construção civil.

 

14º Congresso de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Produção, produzido pelo Sinduscon-MG, falou sobre a plataforma BIM como ferramenta de planejamento e controle de obras, desempenho e sustentabilidade. Ao final das palestras, foi realizado um debate para que os participantes tirassem dúvidas sobre os temas abordados.

 

A 6ª edição do Tecnovidro trouxe assuntos presentes no cotidiano do mercado vidraceiro, como normas para aplicação do box de banheiro, o tipo de vidro e manutenção adequada para cada estrutura. O evento também serviu para a troca de experiência entre os participantes.

 

Com apoio da Pulvitec - Uniões Duradouras, Sebrae, Sindimig e Fagga GL events exhibitions, o concurso A Ponte reuniu nove duplas no primeiro dia, que já iniciaram a construção da estrutura feita apenas de palito de picolé e cola branca. Para este segundo dia da atividade, que acontece nesta quinta-feira (26), são esperadas 20 duplas participantes. A quebra das pontes será realizada na sexta-feira e a dupla vencedora receberá um prêmio no valor de R$ 2.500.

 

Durante o Painel Jurídico da Comissão de Direito da Construção da OAB, Teodomiro Diniz, presidente da Câmara da Indústria da Construção (CIC), ressaltou o sucesso da programação do . "Há um apetite muito forte pela preparação profissional e a nossa agenda técnica mostrou isso. Alguns seminários, como o do Sinduscon, tiveram inscritos além do esperado", afirmou.

 

No Prêmio Bim.bon, Diniz salientou o papel do projeto Bim.bon para o setor de construção no Estado. "Ele estimula a cadeia de construção em Minas. Precisamos desenvolver mais projetos desse tipo", declarou. Este ano, o Prêmio contou com três segmentos (Revestimento, Iluminação e Mobiliário) que foram divididas em duas categorias (Profissionais e Estudantes de Design de Produtos).

 

A arquiteta Mariele Vilela foi a responsável por falar sobre edificações irregulares e como fazer para corrigir os erros. Segundo ela, nesses casos, é preciso apresentar um novo projeto de alteração com as modificações a serem realizadas na obra. "Além disso, é preciso se atentar para várias leis, como a de Uso e Ocupação do Solo", salientou.

 

A programação técnica continua na quinta-feira com o workshop de Galvanização, o 6º Tecnovidro, Projeto Compre Bem - Precon4ª Convenção de Material de Construção, entre outras atividades.

 

Sobre a Fagga l GL events Exhibitions

 

Com meio século de experiência em promoção e organização de feiras, conferências internacionais e eventos corporativos, a Fagga l GL events Exhibitions faz parte do grupo GL events Brasil, operação brasileira de uma das maiores empresas mundiais do ramo de eventos, a francesa GL events. Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, a Fagga, uma das maiores do setor, é responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais no Brasil. Pioneira no mercado de feiras de negócios no Rio de Janeiro, a empresa se tornou subsidiária do Grupo GL events Brasil em 2006, mas sua experiência no mercado nacional vem desde 1964 e ultrapassa a marca de 3 mil eventos realizados no País e 250 no exterior.

 

/ 2015

 

DATA: 24 a 27 de junho de 2015

 

LOCAL: Expominas - Av. Amazonas, 6.030 - Bairro Gameleira, Belo Horizonte / MG

 

HORÁRIO DA FEIRA: 13h às 22h

 

INFORMAÇÕES: 3263-4369 / @fiemg.com.br

Leia também

» Minascon/Construir Minas movimentou R$ 95 milhões » Votorantim Metais apresenta vantagens sobre galvanização no MINASCON 2015 » Inovação para combater a crise
Promoção e Organização
Fagga
Realização
Sistema FIEMG
Informações & Vendas:
+55 21 2441-9100
construirminas@construirminas.com.br
Endereço:
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ