Votorantim Metais apresenta vantagens sobre galvanização no MINASCON 2015

Data: 29/06/2015
Fonte: Votorantim Metais - SP


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

A Votorantim Metais ministrou, na última quinta-feira, dia 25, um workshop sobre Galvanização no maior evento do setor de construção civil do Estado, o 2015. Durante cerca de duas horas, a profissional abordou as vantagens desse processo para aproximadamente 40 pessoas, entre elas, representantes de construtoras e da indústria da galvanização. Realizado pela Fiemg - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, o evento reuniu empresas de toda a cadeia produtiva da construção civil para discutir temas relevantes do setor, por meio de palestras, congressos e conferências. 

Ministrado pela consultora de Desenvolvimento de Mercado da Votorantim Metais, Luiza Abdala, o Workshop enfatizou a importância da galvanização para o aumento da vida útil e da integridade das estruturas metálicas, uma solução eficiente e necessária em um cenário econômico de pouca atratividade para investimentos e manutenções constantes. De acordo com Júlio César Malta, diretor comercial de uma construtora de Belo Horizonte e participante da atividade, a galvanização ainda é muito pouco difundida no segmento de galpões de estrutura média e pesada. "A divulgação desse processo é muito importante para o setor: é muito mais econômico e mais viável trabalhar com uma estrutura já galvanizada do que uma comum, se formos colocar na ponta do lápis", explica. 

Luiza Abdala destaca os benefícios do processo na durabilidade e resistência de estruturas metálicas Já Silvio Ferreira, diretor comercial de uma galvanizadora mineira, ressaltou a importância do evento como um espaço de compartilhamento de informações sobre esse processo. "A Votorantim Metais é uma das maiores incentivadoras da galvanização. Como galvanizadores, cabe a missão de explorar esse mercado com mais capilaridade e atingir diretamente nossos potenciais clientes. O Brasil ainda faz obras com pensamento a curto prazo e devemos considera-las a longo prazo - transformar nossas construções como as pontes romanas que estão de pé até hoje". 

O Workshop ofereceu a palestra "Longevidade da Construção Metálica - Aumento da durabilidade & as infinitas possibilidades de design através da galvanização por imersão a quente", além da apresentação de cases de boas práticas. Para a gerente de Marketing e Desenvolvimento de Mercado da Votorantim Metais, Daniele Albagli, o workshop busca ressaltar a importância da galvanização para a sustentabilidade da construção civil. "Hoje, a galvanização ocupa um espaço fundamental nesse segmento, assegurando a durabilidade das estruturas metálicas e diminuindo o custo com manutenções futuras. Somos grandes incentivadores dessa prática", ressalta. 

A Companhia fomenta a indústria da galvanização por meio de palestras e apoios a eventos do setor, como o Prêmio Brasil Galvanizado, que homenageia projetistas e arquitetos que investem na galvanização, e o Congresso Brasileiro de Galvanização - Galvabrasil, que promove palestras de especialistas nacionais e internacionais sobre o tema para profissionais e acadêmicos brasileiros. A Votorantim Metais é a quinta produtora de zinco do mundo, metal utilizado no processo de galvanização. Em Minas Gerais, a empresa possui duas minerações de zinco, localizadas em Paracatu e Vazante; além de metalurgias em Juiz de Fora e Três Marias. 

Inovação aberta 

A Votorantim Metais inaugurou, no início deste ano, uma planta-piloto no Senai, em Belo Horizonte, em parceria com a Fiemg e o Instituto Senai de Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais. Criado para pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novas ligas de zinco para a indústria de galvanização, o novo espaço pretende desenvolver estudos que aumentem os benefícios do processo para proteção do aço. "Como uma das maiores produtoras de zinco do mundo, investimos constantemente em pesquisas para elaboração de novas tecnologias em galvanização a fim de qualificar processos e fomentar ainda mais esse mercado. Encontramos no Sistema Fiemg um ótimo parceiro", afirma Daniele. A planta conta com orçamento de R$ 1,2 milhão, aplicado na construção do projeto e para os trabalhos de P&D a serem realizados ao longo de 2015. A entrega do resultado está prevista para dezembro deste ano. Além do projeto da Votorantim Metais, a planta-piloto também poderá ser utilizada para testes de projetos solicitados pela indústria de galvanização. Trata-se de uma forma de ampliar o compartilhamento da tecnologia com os galvanizadores que utilizam as ligas de zinco como elemento fundamental contra a corrosão metálica. 

Entenda o que é a Galvanização 

A galvanização por imersão a quente é um dos mais eficientes processos para a proteção de estruturas metálicas contra a corrosão oferecendo maior resistência e durabilidade a peças de aço. O processo compreende a imersão de estruturas metálicas em um banho de zinco fundido. Após a remoção da estrutura, uma camada de zinco puro passa a recobrir sua superfície, produzindo uma coloração brilhante, acinzentada ou prateada. A camada de zinco sob a estrutura impede a corrosão do aço com o passar do tempo.

Leia também

» Minascon/Construir Minas movimentou R$ 95 milhões » Programação técnica é destaque no primeiro dia do Minascon 2015 » Inovação para combater a crise
Promoção e Organização
Fagga
Realização
Sistema FIEMG
Informações & Vendas:
+55 21 2441-9100
construirminas@construirminas.com.br
Endereço:
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ