Minascon/Construir Minas 2015 traz novidades do setor

Data: 11/JUN/2015

Cerca de 300 empresas expõem o que há de mais novo em soluções sustentáveis e tecnológicas para o mercado da construção, de 24 a 27 de junho, no Expominas

O Minascon/Construir Minas 2015, maior evento do setor da construção civil em Minas Gerais e um dos cinco maiores do país, chega à sua 12ª edição com a participação de mais de 300 marcas nacionais e internacionais. De 24 a 27 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte, marcas nacionais e internacionais vão expor as últimas novidades em produtos e soluções, que devem ser tendência no setor nos próximos anos. O evento, uma realização da Fiemg, através de sua CIC (Câmara da Indústria da Construção), com promoção e organização da Fagga | GL events Exhibitions, reforça a busca do segmento pela excelência e qualidade.

Esta edição reserva novidades, sendo uma delas a participação inédita do setor moveleiro com o espaço exclusivo do Sindimov-MG (Sindicato das Indústrias do Mobiliário e Artefatos de Madeira no Estado de Minas Gerais) voltado para apresentar soluções em marcenaria, mobiliário e decoração. Em parceria com as empresas associadas, a entidade apresenta o Projeto Orkídea, desenvolvido em parceria com a Fiemg e empresas associadas, com o objetivo de atuar em rede, com qualidade e pontualidade. 

O Minascon/Construir Minas conta com o apoio institucional do Sinduscon-MG, juntamente com o Seconci-MG e a CBIC. O grande destaque do Sinduscon-MG é a realização do 14º Congresso Sinduscon-MG de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção. O evento irá debater questões que aumentem a eficiência das empresas em dois painéis: “Desempenho e Sustentabilidade” e “Relação do Setor da Construção com as Concessionárias e Órgãos Afins”. A atividade será realizada nos dias 24 e 25 de junho e tem como público-alvo empresários, gestores, engenheiros, arquitetos, estudantes e demais profissionais da Indústria da Construção. 

Participantes de peso em todas as edições do Minascon/Construir Minas, a indústria do concreto marca presença mais uma vez na Praça do Concreto, que será ampliada, ocupando uma área de 720 m2 – um aumento de 14% em relação à área ocupada em 2014 –, demonstrando o otimismo do segmento em relação à crise. O espaço, ocupado anualmente pelo Siprocimg (Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado de Minas Gerais) contará com diversas empresas do setor, responsáveis por apresentar e discutir soluções disponíveis em produtos à base cimento para o espaço urbano, considerando questões ligadas à sustentabilidade, qualidade e inovação dos produtos, empreendimentos e infraestrutura.

Outra tradicional atração do evento é o Prêmio Bim.Bon, que em sua 4ª edição, promove projetos de residências adaptáveis que possam ser produzidas em escala industrial e comercializadas como produtos, reduzindo custos de produção aos arquitetos e designers de todo o estado. Os vencedores terão seus projetos expostos na Casa da Indústria Mineira/Senai, um espaço inovador e sustentável, inteiramente produzido com produtos da indústria mineira, realizado pela Fiemg em parceria com o Sebrae.

Lojistas têm programação exclusiva - A feira destaca ainda a presença dos varejistas de materiais de construção com a realização do 4ª Convenção da Acomac/MG Acomac (Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Minas Gerais). Na programação, palestras sobre processos de logística, gerenciamento, técnicas de vendas e público-alvo voltadas para gestores, atendentes e demais envolvidos no comércio de materiais de construção. Nesta edição, a Acomac/MG conta ainda com o apoio e participação de grandes fabricantes nacionais, como Tigre, Amanco, Dalka, Acqualimp, Fortlev, Aliança Metalúrgica, entre outras. 

Destaque para Segurança - Na Ilha da Segurança, organizada pela AMES (Associação Mineira de Engenharia de Segurança), em parceria com o Senge (Sindicato dos Engenheiros no Estado de Minas Gerais) e com a Equipaeng, empresa especializada em equipamentos de segurança, o público poderá encontrar o que há de mais avançado em soluções, sistemas e produtos de segurança no trabalho. No espaço, serão promovidas simulações de uso de equipamentos em variados espaços e situações. O objetivo é demonstrar a importância das novas tecnologias e da segurança em um ambiente construtivo.

O objetivo é promover negócios para as empresas associadas aos Sindicatos integrantes da Câmara da Indústria da Construção, que expõem seus produtos. Outro tradicional parceiro do Minascon/Construir Minas é a AMVID (Associação Mineira do Comércio Atacadista, Varejista e dos Beneficiadores do Vidro) que traz para a feira empresas e tecnologias que são referência no segmento vidreiro.

O CAU-MG Programação técnica - A programação técnica deste ano traz palestras, seminários, debates e concursos. A Praça da arquitetura e Urbanismo, uma organização do CAU-MG (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais), traz convidados e promove debates e palestras temáticas sobre o ramo da arquitetura no estado.

Devido ao sucesso em edições anteriores, o Minascon/Construir Minas traz de volta os concursos Mãos à Obra e A Ponte - Minas. Este, consiste em construir uma ponte que resista às grandes cargas as quais serão submetidas pelos jurados. Estudantes das áreas relacionadas à construção de todo o país estão convocados a participar. Já no Mãos à Obra, alunos matriculados em cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação das áreas de Engenharia e Arquitetura podem inscrever projetos que atendam a norma de desempenho da construção civil, projetos de infraestrutura de transporte público e de baixo carbono, projetos de inovação tecnológica que possam agregar valor à preservação das águas e ou do meio ambiente e aqueles que incorporam tecnologias para recuperação de espaço urbano. 

Produtos e soluções 

Baixo impacto ambiental, ganho de produtividade, redução de custos e otimização do tempo são cada vez mais recorrentes no mundo dos negócios, inclusive no mercado da construção. Hoje, o mercado já dispõe de uma infinidade de produtos e soluções para todos os tipos de projetos de engenharia e arquitetura, com baixo impacto ambiental e com capacidade de reduzir tempo e custo em todas as etapas da construção. 

Maior rendimento sem desperdício – Diversas soluções que permitem reduzir e até anular o desperdício, aumentando a produtividade. Essa é a proposta da Argamassa Supermax, que, neste ano, irá apresentar ao mercado a argamassa polimérica, que serve para assentamento. Além de econômica, uma vez que assenta muito mais tijolos de uma só vez do que uma argamassa comum, garante desperdício zero de material.  A Argamassa Supermax também irá apresentar a argamassa branca especifica para porcelanato, outra novidade no segmento. 

Qualidade em aço - No estande da A.Castellano - Peneiraço Vitória, indústria do segmento metalúrgico, os visitantes poderão conhecer sua linha de peneiras profissionais em aço, que são reconhecidas pela qualidade, segurança, durabilidade, pois são constituídas em 100% aço da tela ao aro. Entre os produtos que estarão em exposição, destacam-se as campeãs em vendas Peneira Areia (Areia média) de 55 cm e a Peneira Feijão (Areia grossa) de 70 cm. Desde 2008, a linha de peneiras 100% aço foi eleita, em primeiro lugar, como a melhor e mais lucrativa peneira para construção por lojistas de todo o Brasil, de acordo com pesquisa de um grande grupo de mídia do setor. 

Equipamentos cada vez mais modernos – Este ano, a feira contará, pela primeira vez, com a presença da SDMO-Maquigeral, empresa do Grupo Kohler, multinacional americana, líder no mercado europeu e uma das maiores empresas do mundo no segmento de grupos geradores de energia. A SDMO-Maquigeral irá apresentar 3 equipamentos para geração de energia durante o evento. Dois equipamentos da Linha J – principal produto do grupo na Europa para a faixa de 40 a 260KVA, que passou por 8 meses de desenvolvimento para adaptação ao mercado nacional; e o Gerador a Gás Natural - Kohler 20RESA. 

Também na área de geração de energia estará presente a empresa LUX Indústria e Comércio de Materiais Elétricos, que tem como destaque padrões de entrada de energia, conjunto de medições agrupadas TAF, QDCs (Quadro de distribuição centralizado). Os produtos da LUX Indústria e Comércio de Materiais Elétricos garantem redução de mais de 80% no atual espaço reservado para as medições, redução de mais de 90% no gasto com mão de obra e redução no tempo de instalação em mais de 60%.

Ambiente propício para negócios

Segundo o diretor de Negócios da Fagga | GL events Exhibitions, Victor Montenegro, o Minascon/Construir Minas é hoje um dos eventos mais completos do segmento da Construção. “O conteúdo apresentado e a presença de gestores e tomadores de decisão cria um ambiente de negócios único, não só para o Estado, mas em nível nacional”, diz. 

Montenegro acredita que o evento proporciona boas oportunidades para os empresários. Apesar da crise, ele afirma que as expectativas são positivas: a meta é atrair 40 mil visitantes e gerar cerca de R$ 120 milhões em negócios. "O desafio esse ano é maior porque a indústria está tirando o pé do acelerador. Mas é preciso aproveitar esse momento em que toda a cadeia de construção estará reunida no mesmo lugar", frisou. Montenegro afirma que, até agora, 120 empresas estão inscritas para participar e que o número pode ainda surpreender. 

MINASCON/CONSTRUIR MINAS 2015
DATA: 24 a 27 de junho de 2015
LOCAL: Expominas - Av. Amazonas, 6.030 - Bairro Gameleira, Belo Horizonte / MG
HORÁRIO DA FEIRA: 13h às 22h
INFORMAÇÕES: 3263-4369 / minascon@fiemg.com.br
www.construirminas.com.br 
www.feiraconstruir.com.br/minas
www.facebook.com/PlataformaConstruir
twitter.com/feirasconstruir

ASSESSORIA DE IMPRENSA CONSTRUIR MINAS 2015
ETC COMUNICAÇÃO – (31) 2515-2647 / 2515-7018 / 2535-5257
Fernanda Pereira – fernanda@etccomunicacao.com.br 
Núdia Fusco – nudia@etccomunicacao.com.br 
Bárbara Ribeiro – barbara@etccomunicacao.com.br

Leia também

» Fiemg lança Minascom 2014 » Concursos A Ponte e Mãos à Obra estão com inscrições abertas » Indústria da Construção
Promoção e Organização
Fagga
Realização
Sistema FIEMG
Informações & Vendas:
+55 21 2441-9100
construirminas@construirminas.com.br
Endereço:
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ