Minascon/Construir Minas 2015 expõe projeto vencedor do prêmio Bim.Bon

Data: 19/JUN/2015

Visitantes poderão conhecer por dentro a Casa Chassi, projeto inovador, que possibilita adaptações para diferentes contextos e tamanhos

 

O Minascon/Construir Minas, que acontece entre os dias 24 e 27 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte, vai expor o projeto vencedor do Prêmio Bim.Bon Senai 2015, na categoria Arquitetura | Profissional. O projeto escolhido pelos jurados, a Casa Chassi, de Bernardo Horta e Pedro Haruf, será construída dentro do pavilhão do Expominas, inteiramente com produtos da indústria mineira.

 

Os visitantes poderão conhecer por dentro a Casa Chassi, que atendeu à proposta desta edição. Seus sub-módulos de 3 m por 9 m permitem a construção de diversas plantas com diferentes tamanhos. O projeto oferece ainda vários tipos de cobertura, inclusive plana, para terraço, ou teto jardim, ideal para casas populares em contextos urbanos. Uma verdadeira casa produto, aberta e adaptável, mas com imagem concisa e icônica.

 

A casa segue três conceitos básicos: a individualidade como avanço das habitações pré-fabricadas; experiência de consumo; e uso diferenciado dos módulos. Segundo os jurados participantes do prêmio, o projeto destaca-se por apresentar um entendimento sistêmico de todos os requisitos necessários à concepção de uma casa. A clareza gráfica da apresentação e recursos como pictogramas e diagramas associam as versões arquitetônicas a uma espécie de plano de marketing, que explica e reforça as qualidades do projeto.

 

Em sua 4ª edição, o Prêmio Bim.Bon/Senai, promove projetos de residências adaptáveis que possam ser produzidas em escala industrial e comercializadas como produtos, reduzindo custos de produção aos arquitetos e designers de todo o estado. Por ser construída inteiramente com produtos da indústria mineira, o projeto da Casa Chassi ganha o nome Casa da Indústria Mineira/Senai, um espaço inovador e sustentável, viabilizado pela Fiemg em parceria com o Senai.

 

Outros premiados - Entre as inscrições de estudantes, o prêmio Bim.Bon contemplou ainda um projeto de Revestimento: o Colbie, inspirado nas colmeias e desenhado por Vitor Okuma Lonchiati, Mariane Lumi Mukai e Naomi Fukuyama Parra.  A ideia considerou todos os critérios de avaliação, apresentando soluções de montagem, desmontagem, embalagem e análise do ciclo de vida do objeto com flexibilidade e personalização.

 

As habitações Módulo.Um, de Giulianno Camatta, Guilherme José, Marcos Franchini e Pedro Lodi, e Casa Y, de Christian D'Abruzzo e Roberto Branco, também foram premiadas na categoria Arquitetura Profissionais. Os móveis TRIAN, do escritório Bria Design, a Mesa Balloon, de Rodrigo Rocha, e a luminária Leta, de Adonis Alcici e Debora Fantinato, também foram selecionados em Design de Produto Profissionais. Dos projetos de Estudantes, outros contemplados são a Cadeira com Reutilização de Persianas, de Elenice Lopes, e a luminária B.L.O.C, de Marcelle Bezerra Marques.

 

Ambiente propício para negócios

 

O Minascon/Construir Minas 2015, maior evento do setor da construção civil em Minas Gerais e um dos cinco maiores do país, chega à sua 12ª edição com a participação de mais de 300 marcas nacionais e internacionais. Empresas de toda a cadeia da indústria da construção vão expor inovações em produtos e soluções, que devem ser tendência nos próximos anos. O evento, uma realização da Fiemg, através de sua CIC (Câmara da Indústria da Construção), com promoção e organização da Fagga | GL events Exhibitions, reforça a busca do segmento pela excelência e qualidade.

 

Segundo o diretor de Negócios da Fagga | GL events Exhibitions, Victor Montenegro, o Minascon/Construir Minas é hoje um dos eventos mais completos do segmento da Construção. “O conteúdo apresentado e a presença de gestores e tomadores de decisão cria um ambiente de negócios único, não só para o Estado, mas em nível nacional”, diz.

 

Montenegro acredita que o evento proporciona boas oportunidades para os empresários. Apesar da crise, ele afirma que as expectativas são positivas: a meta é atrair 40 mil visitantes e gerar cerca de R$ 120 milhões em negócios. "O desafio esse ano é maior porque a indústria está tirando o pé do acelerador. Mas é preciso aproveitar esse momento em que toda a cadeia de construção estará reunida no mesmo lugar", frisou. Montenegro afirma que, até agora, 120 empresas estão inscritas para participar e que o número pode ainda surpreender.

 

Sobre a Fagga l GL events Exhibitions

 

Com quase meio século de experiência em promoção e organização de feiras, conferências internacionais e eventos corporativos, a Fagga l GL events Exhibitions faz parte do grupo GL events Brasil, operação brasileira de uma das maiores empresas mundiais do ramo de eventos, a francesa GL events. Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Salvador, a Fagga, uma das maiores do setor, é responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais no Brasil. Pioneira no mercado de feiras de negócios no Rio de Janeiro, a empresa se tornou subsidiária do Grupo GL events Brasil em 2006, mas sua experiência no mercado nacional vem desde 1964 e ultrapassa a marca de 3 mil eventos realizados no País e 250 no exterior.

 

MINASCON/CONSTRUIR MINAS 2014

DATA: 24 a 27 de junho de 2014

LOCAL: Expominas - Av. Amazonas, 6.030 - Bairro Gameleira, Belo Horizonte / MG

HORÁRIO DA FEIRA: 13h às 22h

INFORMAÇÕES: 3263-4369 / minascon@fiemg.com.br

www.construirminas.com.br

www.feiraconstruir.com.br/minas.

www.facebook.com/PlataformaConstruir

twitter.com/feirasconstruir

 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA CONSTRUIR MINAS 2014

ETC COMUNICAÇÃO – (31) 2515-2647 / 2515-7018 / 2535-5257

Fernanda Pereira – fernanda@etccomunicacao.com.br
Núdia Fusco – nudia@etccomunicacao.com.br 

Leia também

» Fiemg lança Minascom 2014 » Concursos A Ponte e Mãos à Obra estão com inscrições abertas » Indústria da Construção
Promoção e Organização
Fagga
Realização
Sistema FIEMG
Informações & Vendas:
+55 21 2441-9100
construirminas@construirminas.com.br
Endereço:
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ