Sérgio Besserman abre o Minascon/Construir Minas 2015

Data: 23/JUN/2015

Economista fará paralelo entre indústria da construção e sustentabilidade na maior feira do setor no Estado

 

 

A palestra de abertura do MInascon/Construir Minas 2015, que acontece entre os dias 24 e 27 de junho, no Expominas, terá como ministrante ninguém menos que o economista Sérgio Besserman Vianna. Ex-presidente do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e ex-diretor do BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Besserman também é reconhecido pelo seu comprometimento com a questão da sustentabilidade. No evento, o profissional apresentará os resultados dos seus estudos e pesquisas sobre o tema, dando enfoque na questão da sustentabilidade dentro da cadeia produtiva da construção. A palestra do profissional acontece às 13h, na abertura do Minascon/Construir Minas 2015, no dia 24, somente para convidados.

 

De acordo com o ambientalista, o conceito de sustentabilidade pode e deve ser trabalhado em toda a cadeia produtiva, gerando, ao contrário do que se possa pensar, maior eficiência e redução de custos, em muitos casos. “Sobretudo, se considerarmos a forte tendência de aumento dos preços da energia e da água no futuro, sempre vai valer a perna o investimento nesses processos”, explica Besserman que também afirma que a indústria da construção tem feito importantes avanços nas áreas de “custo positivo”, onde é possível avançar na sustentabilidade juntamente com maior economicidade. Porém, aponta que o segmento precisa se atualizar e buscar soluções e inovação para ter equilíbrio e competitividade, sempre focando a questão ambiental.  “A indústria da construção civil e a cadeia produtiva precisam conectar mais com as grandes transformações que virão, sobretudo na transição para economias de baixo carbono. Em qualquer setor da economia, essa transição irá apresentar oportunidades, mas também afetar a própria sobrevivência das empresas. Estar acompanhando esse processo é fundamental”, afirma.

 

Com relação à grande transformação global que, de acordo com Besserman, deverá ocorrer nas próximas duas décadas em direção a uma economia de baixo carbono, o economista é otimista quando afirma que o Brasil é um dos únicos países do mundo que tem condições de fazer essa transição ganhando competitividade em relação aos demais. Contudo, também afirma que problemas estruturais na política brasileira podem dificultar o processo. “Infelizmente, a democracia brasileira é de baixa qualidade e não dispõe da visão estratégica e governança necessárias para sermos audaciosos no planejamento e nas parcerias público-privadas”, continua.

   

Com relação à situação no presente, embora haja importantes avanços, como a redução do desmatamento da Amazônia, o ambientalista afirma, ainda, que, enquanto os índices de cobertura do saneamento básico continuarem a ser tão fora da curva em relação ao PIB per capita, o País ainda se encontra nos primeiros passos rumo ao desenvolvimento sustentável. “A relação saneamento e PIB per capita no Brasil é uma verdadeira vergonha nacional e a maior dívida existente nesse país”, resume.

 

O Minascon/Construir Minas é uma realização da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) por meio da Câmara da Indústria da Construção, com promoção e organização da Fagga | GL events Exhibitions. O evento foi idealizado para unir, em um mesmo local, todos os segmentos da indústria da construção civil com o objetivo de apresentar as novidades do setor, principais tendências, produtos e as mais modernas soluções. Para credenciamento e mais informações sobre a feira acesse o site www.construirminas.com.br.

 

Sobre a Fagga l GL events Exhibitions

Com quase meio século de experiência em promoção e organização de feiras, conferências internacionais e eventos corporativos, a Fagga l GL events Exhibitions faz parte do grupo GL events Brasil, operação brasileira de uma das maiores empresas mundiais do ramo de eventos, a francesa GL events. Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Salvador, a Fagga, uma das maiores do setor, é responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais no Brasil. Pioneira no mercado de feiras de negócios no Rio de Janeiro, a empresa se tornou subsidiária do Grupo GL events Brasil em 2006, mas sua experiência no mercado nacional vem desde 1964 e ultrapassa a marca de 3 mil eventos realizados no País e 250 no exterior.

 

 

MINASCON/CONSTRUIR MINAS 2015

DATA:24 a 27 de junho de 2015

LOCAL: Expominas - Av. Amazonas, 6.030 - Bairro Gameleira, Belo Horizonte / MG

HORÁRIO DA FEIRA: 13h às 22h

INFORMAÇÕES: 3263-4369 / minascon@fiemg.com.br

 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA:

ETC COMUNICAÇÃO: (31) 2535-5295 / 9120-5295

Fernanda Pereira – fernanda@etccomunicacao.com.br

Núdia Fusco – nudia@etccomunicacao.com.br

Natália Chagas – nataliachagasjornal@gmail.com

Leia também

» Fiemg lança Minascom 2014 » Concursos A Ponte e Mãos à Obra estão com inscrições abertas » Indústria da Construção
Promoção e Organização
Fagga
Realização
Sistema FIEMG
Informações & Vendas:
+55 21 2441-9100
construirminas@construirminas.com.br
Endereço:
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ